sábado, 5 de marzo de 2011

Futuro do conjuntivo

Aqui têm umas frases onde talvez seja possível usar o Futuro do
Conjuntivo. Usem-no quando for necessário. Se não, usem o tempo apropriado do Indicativo para completar as frases:

1. Só vou conseguir chegar à lua se eu ___________ (ser) astronauta.
2. Quando a minha irmã ___________ (estar) em casa, eu ficarei tranquilo.
3. Ele fala muito quando eu ___________ (deixar) tempo para perguntas.
4. Eu quero que você acabe a tarefa assim que (nós) ___________ (sair) da aula.
5. Quando vai escutar as músicas novas? Enquanto eles ___________ (fazer) o teste?
6. Eu quero visitar o Brasil logo que (eu) ___________ (passar) nos meus testes.
7. A professora gritou para os estudantes quando eles não ___________ (fazer) a tarefa.
8. Se eles ___________ (ter) a tarefa pronta hoje, ela não vai ficar zangada.
9. Logo que nós ___________ (saber) o que aconteceu, vamos decidir o que fazer.
10. Tirarão boas notas sempre que ___________ (estudar) pelo menos duas horas por dia.
11. Vão descansar depois que (vocês) ___________ (saber) que foram bem no teste.

Respostas (clicar 3 vezes seguidas na palavra respostas):
1. for
2. estiver
3. deixo
4. sairmos
5. fizerem
6. passar
7. fizeram
8. tiverem
9. soubermos
10. estudarem
11. souberem

4 comentarios:

Anónimo dijo...

Muito obrigada meu lindo!, para mim, como sempre toda a informaÇao é pouca, talvez me exija muito, mas nao faÇo mal a ninguém, se calhar a mim própia. É uma bênÇao ter um professor tao prestável. Merci.

Anónimo dijo...

Olá Juan muito bom día. Nao pertenço a ninhma turma da escola.Gostaría de fazer o curso de português na modalidade ¨livre¨, já li as informaçoes do site da escola mas tinha dúvidas. É possível se faz o favor de explicar-me qual é o processo e as condiçoes gerais (nível de acceso,examens etc)para o próximo ano lectivo?
Obrigado, Chamo-me Luis e o meu correio é LPSOL82@YAHOO.ES.

juan dijo...

Olá Luís, é melhor telefonares para a escola onde te vao esclarecer todas as dúvidas que tiveres.

Anónimo dijo...

Aqui têm umas frases onde talvez seja possível usar o Futuro do
Conjuntivo. Usem-no quando for necessário. Se não, usem o tempo apropriado do Indicativo para completar as frases:

1. Só vou conseguir chegar à lua se eu ____sou/for_______ (ser) astronauta.
2. Quando a minha irmã ____estiver_______ (estar) em casa, eu ficarei tranquilo.
3. Ele fala muito quando eu ______tenho_____ (deixar) tempo para perguntas.
4. Eu quero que você acabe a tarefa assim que (nós) ___sairmos________ (sair) da aula.
5. Quando vai escutar as músicas novas? Enquanto eles ____fazem_______ (fazer) o teste?
6. Eu quero visitar o Brasil logo que (eu) ______passar____ (passar) nos meus testes.
7. A professora gritou para os estudantes quando eles não ______fizeram_____ (fazer) a tarefa.
8. Se eles __têm_________ (ter) a tarefa pronta hoje, ela não vai ficar zangada.
9. Logo que nós _soubemos__________ (saber) o que aconteceu, vamos decidir o que fazer.
10. Tirarão boas notas sempre que ________estudarem___ (estudar) pelo menos duas horas por dia.
11. Vão descansar depois que (vocês) _______souberem____ (saber) que foram bem no teste.