sábado, 7 de marzo de 2009

Marcelo Marmelo Martelo

Aqui têm um conto

3 comentarios:

Anónimo dijo...

Tenho mais perguntas que o Marcelo.1.- Pro pai, Se contrae para+o?
2.-Nome de gente, Ou nome de pessoas?
3.- Sabe, papai, eu acho..., porque sabe e nao sabes? acaso a criança fala-lhe de voce?
4.- Seu pai(Trat.formal)e porque nao o seu pai?
5.-Já era tarde. Posso dizer "Já fora tarde" (PMQS)
Obrigada.

Anónimo dijo...

Maestro, vais acabar aborrecido de mim, mas eu sou muito burra.
"Teresinha e Gabriela"
1.- ComeÇou a se modificar(Pers. e Imper.?
2.- Com ares de gente grande (pessoa)?
"O dono da bola"
1.-Mas me deixem. Nao é mas deixem-me?
2.-Meu nome é. (o meu nome é)?
3.-Se o beto jogar. Futuro conj?
4.-Já se sabia. Posso dizer " Já se tinha sabido"?
5.-Para ele jogar.É inf. Pessoal, nao é?
6.- Ué, por quê. Adverbio interrogativo, acho que equivale a por qual motivo. Porque vá separado? também fica no final.
7.- Esportivo = Desportivo?
Importas-te de responder-me?, se tu nao poder, deixa-lá. Desculpa pelas molestias.

juan dijo...

Quantas perguntas!?
O texto é brasileiro, e o português do brasil é muito diferente do português europeu. É por isso que encontras algunas expressoes o estructuras um bocado esquisitas.
"Pro" é brasileiro.
É normal uma criança falar formalmente com o pai.
"Mas me deixem" é brasileiro, e os brasilerio colocam os pronomes em posiçao proclítica.
"Se o beto jogar" Exacto, com a conjunçao "se" emprega-se o futuro do conjuntivo.
"Para ele jogar" sim é infinitivo pessoal.
"Esportivo" é o termo brasileiro para desportivo.
Nao posso responder a todas as perguntas porque deveria ver o contexto em que as frases estao inseridas.